A PRUDÊNCIA

a virtude da decisão certa

A virtude da prudência é importantíssima na tradição de pensamento ocidental e em São Tomás de Aquino: ela é a “mãe das virtudes” e a “guia das virtudes”. Mas o interesse do de prudentia de São Tomás de Aquino transcende o âmbito da história das idéias e instala-se no diálogo direto com o homem do nosso tempo, como rica contribuição para alguns de seus mais urgentes problemas existênciais. Pois a prudentia é ARTE DE DIRIGIR BEM A PRÓPRIA VIDA, DE TOMAR DECISÕES CERTAS!

A PRUDÊNCIA é uma das quatro virtudes cardeais: prudência, justiça, fortaleza e temperança – que tanto tiveram importância no Ocidente Medieval.

Mas, prezado leitor, será que tais virtudes só tiveram importância no passado? Creio que não!

Muita das vezes erramos pois tomamos a decisão errada. Falta-nos CONSELHO! E quando digo conselho não estou me referindo essencialmente ouvir de outro, mas ouvir você mesmo. Assim era no passado o sentido da palavra CONSELHO: aconselhar-se a si mesmo.

Não quero me alongar nesse pensamento, mas vivencie essa virtude A PRUDÊNCIA, assim encontrarás a felicidade para tua vida.

Prof. Nelson de Paula

One thought on “

  • 25 de abril de 2008 at 10:08
    Permalink

    Acho que vc deveria sim, se alongar mais no texto. Tem coisa que vale! Nesse, por exemplo, queria saber o que são virtudes cardeais (era isso?). De onde vem isso? E, basicamente frisando a nossa diferença de olhar, eu deixaria o lado histórico e me aprofundaria nas consequencias humanas, como vc fez um pouquinho no final! Texto maravilhoso! Assunto DU BAUM! Vou meditar um pouquinho sobre isso, porque qdo li prudência, me lembrei logo de Salomão e a Sabedoria…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *