E DEPOIS DA PÁSCOA?

Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. Mateus 28. 6
Ontem comemoramos a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. O dia da sua ressurreição. É o dia mais importante do cristianismo, mais do que o Natal que em nossa cultura é o mais evidenciado.
A Páscoa cristã está ligada à Páscoa judaica pela data e também por muitos dos seus simbolismos centrais. Elas têm um núcleo comum. Elas revivenciam fatos históricos importantes. A passagem do Mar Vermelho, da saída do Egito e a fundação de um povo livre do jugo da escravidão X a passagem de Jesus Cristo pela morte que, ressuscitado, Cristo funda um povo livre do pecado e da morte. Deus é o nosso libertador (Exôdo 18. 8-11).
O significado “Páscoa” vem do latim Paschae do grego bíblico Πάσχα Paskha, do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach), a Páscoa judaica.
A Quaresma, quarenta dias após a quarta-feira de cinzas, tem a sua última semana na Semana Santa, que contém o chamado Tríduo Pascal, incluindo a Quinta-Feira Santa, que comemora a Última Ceia e a cerimônia do Lava pés que a precedeu e também a Sexta-Feira Santa, que relembra a crucificação e morte de Jesus. No sábado, é o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição em vigília. A mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho. A Páscoa é seguida por um período de cinquenta dias chamado Época da Páscoa que se estende até o Domingo de Pentecostes.
Bem, a Páscoa não terminou. Jesus Cristo se faz presente, agora, diferente do que antes da ressurreição. O Evangelho de João, Jesus revela a nova maneira de ser cristão e de viver como discípulo. Um dos grandes exemplos registrados é a Profissão de Fé de Tomé (João 20. 24-29).
Concluindo, a ressurreição não encerra a história da Igreja. A comunidade dos Discípulos prossegue com a missão de Jesus e nós, também seus seguidores, devemos dar continuidade a Missão (Mateus 28. 19).
Diác. Nelson de Paula Pereira

Presidente da Junta Diaconal
Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro
nelsondepaula@catedralrio.org.br
E DEPOIS DA PÁSCOA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *